quarta-feira, 26 de novembro de 2008

OS ENCHICHARRADOS!





-Buenos dias!... entonces... Hoy estáis todos muy enchicharrados, no?!
Assim me comprimentou hoje logo pela manhã o meu amigo Paco Matraquillo, nuestro hermano de Olivenza/ES!
Eu fiquei-me de boca aberta e com ar de quem não estava a entender a insinuação deste espanholito que anda a aquecer os pés à viúva do ti Adelino Xibau (que deus o tenha em eterno descanso, que na sua sepultura já deve ter dado as mesmas voltas, que a viúva já deu com o Paquito Matraquillo).
Fiquei eu aparvalhado assim como o meu caro cliente e amigo e pároco cá do burgo, a quem eu aparava a carapinha! Pois éramos os únicos que nesse momento estávamos na Barbearia.
- Oié.. já ái visto que no!... me desulpa... se me equivoquei! Prosseguiu o espanholito, depois deste ter reparado que eu e o meu cliente não "digerimos" a sua afirmação!
- Ouve lá Paquito o que tu mi quieres a dizeri com essa de "hoy estiarmos mui enchicharrados"? Perguntei eu, no meu sotaque de espanholês fronteiriço.
- Oié, se vosotros no estais enchicharrados… pero estao los otros do lo ajutamiento, por supuesto que si!
- Mas porquê! Perguntei eu em tom espanholês!
- Entonces por la apertura de lo nuevo mercado… hoy ai fiesta… hasta luego que mi voi aprontar!
E lá seguiu o seu caminho todo sorridente.
Eu continuei com o meu primeiro trabalho do dia, e logo percebi a razão e o porquê deste tão madrugador cliente a quem eu aparava a carapinha… decerto seria ele o benzedor da nova mercearia, logo teria que estar impecável!
Mas este, nem jus nem mus sobre o assunto levantado pelo Matraquillo, como que desconfiando do que eu penso sobre coisa! Mas, talvez percebendo as ideias que no momento me invadiam a moleirinha disse como que tentando me abster do assunto!
- Hoje está cá um frio… não acha sr Zé!?
- Sim… está.. .está um bom dia para inaugurações, não está sr. Padre?!
- Inaugurações!?
-Então… não me diga que não vai inaugurar e benzer a obra do mandato?!
- Obra do mandato?!
-Sim a obra … a obra modelo do nosso injinheiro e companhia!
-Injinheiro!... ahhhhhhh… do engenheiro Belmiro! Respondeu o padreco.
- Não senhor olhe que não é desse… é do outro… do Pavão... esse é que anda todo enchicharrado como diz o Paco!.... Olhe até lhe digo mais, anda tão enchicharrado, que nem um chícharo lhe cabe...com a sua licença.. no cu… e olhe que não é por causa do frio!
- Não te estou a entender!
- Pois não Sr. Padre …pois não…" Que Deus nos livre, dos abestados e dos atoleimados"...não é Sr. Padre?
- Assim seja!
-Amen!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

CLAUSTROFOBIA DEMOCRÁTICA!



Hoje em pé de conversa com o Ti Xico Cortiça, vim a saber que o ponto mineiro do regedor do Pulo da Formiga anda esgroviado por eu ter ousado enviar-lhe um requerimento! Ele que até gosta de fazer de um cagarim num cagaraças, até tinha uma boa oportunidade para isso!
Mas não, o cagarim é o mesmo de sempre!
Diz ele, que um comuna como eu nem merece resposta!
Eu fiquei estrambelhado e disse ao meu compadre:
“Olhe ele pensa que tem a monarquia no baixo ventre, mas quem movimenta os músculos supra faciais mais longe do primeiro, movimenta-os substancialmente, no entanto sugiro veementemente a esse senhor que procure receber contribuições inusitadas na cavidade entre as partes posteriores globosas, e pode também retirar o filhote de equino da perturbação pluviométrica, que nem ele nem ninguém me fará mudar os meus ideiais, mesmo até considerando a possibilidade da fêmea bovina expirar fortes contrações laringo-bucais!"
Por isso digo que sinto uma claustrofobia democrática e que se está a tornar crónica, estou farto de usurpadores DOS VALORES DA DEMOCRACIA CONQUISTADOS, COMO O DIREITO DE EXPRESSÃO E CIDADANIA!
Mas, a mim não me comem as papas da cabeça!
Hoje o regime é outro, e não este onde me querem inserir! BASTA!
O meu compadre Xico Cortiça, falou e disse, tirou o chapéu e foi-se!
Mais adiante ganhou coragem e disse:

- Hoje tas cô oureão!