terça-feira, 23 de setembro de 2008

TEMOS MAGANO!



Ando aparvalhado!
Sim, aparvalhado com o que o meu compadre Julio Rabeiro me acabara de contar agora mesmo!
Eu até ainda na acredito!
Ata na é co filho do Altino Galochas, vai ser o moço de caras do grupo de forcados amadores cá da terra!
Na, na é mentira é verdade, que o ti Serafim Galochas, tio do rapaz já mo confirmou!
O rapazola que até é de uma calmaria do catano que, nem para rabejador o achava com jeito, ele que até sequer nunca o vi como ultima ajuda do grupo, resolveu assim de pé para a mão ser ele o o primeiro elemento do grupo,… o forcado de caras! Sim, será ele o primeiro que irá dar a cara ao toiro!
E será já na próxima toirada, cá na terra!
Ao que parece, o progenitor, o ti Altino Galochas, está todo orgulhoso e já anda por aí a dar a nova a toda a gente, e a pedir para comparecerem em força na próxima toirada!
Eu penso que o moço se vai a magoar! Nãoo estou a ver a conseguir dominar um toiro enraivecido! Mas admiro-lhe a vontade de mostrar a sua valentia!
Se conseguir entrar na praça para enfrentar o bravo quadrúpede, ...teremos mais um moço de coragem que será o orgulho de todos o Marmanjos!
Espero que não se borre todo, antes do toque do corneteiro para que entre na arena e se faça a pega, e que esta súbita e intempestiva coragem desapareça com a mesma gana com que chegou, e continue como até aqui com o seu trabalho de guardador de vacas e de sonhos,… já que nã é tão perigoso!
Mas se o moço conseguir aguentar os derrotes e a pega se consumar, decerto irá dar a volta à arena, ao lado do cavaleiro, que para isso o convidou, e com a quadrilha atrás, recebendo flores e aplausos, sentindo dentro de si uma alegria incontida.
Fico à espera, e na expectativa desta próxima toirada, esperando não o ver a fazer a pega de cernelha, sendo ele a desempenhar o papel de rabejador... ou pior ainda... sair da arena em padiola!... Se isso acontecer, decerto será um desgosto para a familia Galocha!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

LÁ SE FOI O MÉRITO!


Hoje acordei bem cedo!
E lá fui eu no meu Axiam 400 na direcção do Reguengo do Marmanjal, depois de 34 dias sem lá ter posto os pés!
Queria chegar mais cedo para que antes de abrir as portas á clientela, pudesse dar uma ligeira limpeza ao meu estamine!
Cheguei á porta!
E para meu espanto já tinha clientela à minha espera!
Eram o Zé Piçarreta e o Carlitos Bezerra!
Estranhei estes clientes; primeiro porque sabendo eu que fazendo eles parte do Clube Come e Dorme, era cedo de mais para o seus habituais hábitos diários! Erguerem-se da cama tão cedo! Logo eles que conseguem dormir mais que a cama! Estranho muito estranho; primeiro porque um já à muito tempo que perdeu a cabeleira e os poucos cabelos que tem no cocuruto da cabeça tapa-os habitualmente com a boina espanhola que nunca larga, e o outro apesar de muito mais novo não me lembro de lhe ter visto qualquer pelito naquela cabeçorra careca! Epá…. agora eu me apercebi que nunca lhe cortei qualquer pelo, apesar de estar muitas vezes no meu estabelecimento! Mas… o que lhe teria acontecido para não ter qualquer pelito na cachimónia! Teria sido algum ataque de caspa que lhe provocou a queda total ou o rapaz é albino! Um dia destes hei-de averiguar!
No entanto e apesar de saber que para o corte da trunfa não vinham eles, indaguei!
- Madrugaram, então trazem a lã grande e já não suportam o calor!
Olharam um para o outro com cara de admiração, não entendo esta minha pergunta, pois eu deveria saber que nunca lhe pus a tesoura na moleirinha!
- ...Mas oh Zé na é por causa disso que aqui estamos!
- Atão é porquêe!
- Atão na queres saberi das novidades! ... estiveste tanto tempo fora que tens que ficari a saberi o que por aqui se passou para pores lá no teu computadori!
- Mas ouçam lá… não acham que ainda é muito cedo! Não devia estar a virar-se para o outro lado lá na vossa caminha!?
- É cedu é.. e atão depois vem para aí outros e contanti as novidades de outra forma... sabes á maneira deles!
- Ouçam lá e assim também as ouço á vossa maneira!
- Mas a nossa é a verdadera!



Entretanto já eu tinha aberto a loja e preparava-me para me abaixar para apanhar o correio que havera chegado durante as férias. Mas, já os meus compadres se tinham adiantado e eram eles que me faziam esse favor! Reparei que tudo que o que fosse jornal recesso da paróquia o Bezerra se preocupava em apanhar e enfiar no caixote do lixo! Tudo não, menos o Nome da Rosa, o jornaleco de jardinagem e ornitologia, e que até o sacudia para tirar o pó entretanto acumulado! Este meu compadre que até era mais virado para a cultura citrina, deu agora em se dedicar á cultura da rosa ! Ele há cada um...um e muitos mais!
Entretanto o Piçarreta admirado enstende-me o braço e com a voz embargada diz:
- Olha Mirra tens aqui uma carta do ajuntamento!
- Do ajuntamento.... se calhar é da àgua!
Digo eu.
E peguei no envelope e duvidei que fosse da água, porque o meu vizinho Quebra Bilhas ficou incumbido e como é habito sempre que vou de férias ou não estou, ser ele a pagar-me a água ao cobrador!
Bem, mas não abri e pus em cima da mesinha!
- Não abres! Disse o Bezerra admirado!
- Deixa depois abro!
Ele estava curioso, assim como eu estava mas disfarcei a minha curiosidade!
- Acho que devias abrir! Continuou. Pode ser alguma coisa importante!
- Tens razão acho que vou abrir!
E voltei a pegar no envelope.
Abri, era uma carta tipo convite assinada pelo alcaide!
Li só para mim e sorri!
Os meus compadres á minha frente estava com os olhos arregalados como que augados à espera de alguma coisa que matasse a sua curiosidade!
- Deve ser brincadeira do alcaide! Disse eu a sorrir.
-Pois… mas o que diz aí…!? Pergunta o Piçarreta.
- Diz que me querem dar um prémio!
- Um prémio… mas um prémio… porquê?
- Diz que é de mérito!...mas… olha agora já é tarde!
- Já é tarde!.. porquê?!

- Porque devia ter respondido se o aceitava,… e eu não respondi!
- Pois na estavas cá!
Justificou o Bezerra.
- Por isso é que me mandaram a carta, já sabiam que eu não estava cá no dia da entrega!
- Sabes quem o recebeu,… se calhar o que era para ti!?
- Não… e nem quero saber!
- Foi o inginheiro peneirento!
- O Pavão… não me digam que foi o ing. Pavão?!
- Sim, dizem que foi ele que inventou os computadores no Marmanjal!... e que tem mérito por isso!
- Ai sim… e se calhar também a internet!?... Não sabia que era ele o Bil Gates cá da terra!..Mas deixemo-nos lá de conversas e deixai-me arrumar aqui isto antes que comecem a chegar clientes!

- Mas queres saber as novidades oh não!
- Sim, quero mas têm tempo!
- Sabes a das actas!... e do consultório do dentista… e dos canos no monte do Catano…. e do…
- E pá vão lá com calma peguem aqui nestes paninhos e ajudem-me aqui!
Interrompi eu este repentino despejar de informações avulsas e aproveitando a ânsia destes meus amigos em me darem as novidades, pu-los a trabalhar enquanto eu continuavam a ler a missiva em que dizia que tinha 3 dias para responder caso estivesse interessado!... 3 dias onde já iam os 3 dias!

Lá se foi o mérito!

Zé Mirra

domingo, 7 de setembro de 2008

ACABARAM-SE-ME!


Acabaram-se-me!

Meus amigos e clientes já regressei.
O que é bom acaba-se, e sabe sempre a pouco!
Houve por aí clientes que sentiram a minha falta e andem por aí com umas guedelhas do camano! Pois, não estavam habituados a eu estar tanto tempo de férias, pensando mesmo alguns que eu estivesse adoentado, ou quiçá contaminado com o vírus da preguiça!
Mas não! Foram mesmo férias que o Zé Mirra patrão concedeu ao Zé Mirra empregado. Este entendimento entre a entidade patronal e o sindicalista, só é possível porque existe uma comunhão ideológica!
No entanto as minhas férias não foram só férias, parte delas foram dedicadas ao partido! Sim nestes últimos 10 dias foram de trabalho para a causa! A nossa festa anual, lá na Atalaia. Regressei hoje mais cansado do que quando parti! Mas como diz o povo quem anda por gosto não cansa! Sim, eu faço-o por gosto e não por interesse próprio!
Hoje regressei, mas só depois de ouvir o discurso do nosso Secretário Geral.

Era lusca-fusco e mal tinha entrado em casa e já me batiam á porta!
Era o Zé Piçarreta que nem tempo me deu para tirar as alpercatas que me sufocavam os pés doridos de 3 dias de muito trabalho na festa!
O Zé e acompanhado pelo Bezerra, todos esbaforidos para me darem as novidades daqui do Pulo da Formiga, e do Reguengo do Marmanjal.
Nem sabiam por onde começar, atropelando-se um ao outro que acabaram por não me contar nada, tantas eram a suas ânsias de me quererem informar de tudo o que por aí se passou na minha ausência.
Pedi-lhe encarecidamente para me deixarem descansar e para aparecerem depois de amanhã lá no meu estabelecimento para me porem ao corrente.

Vou descansar, porque amanhã e apesar de dar graças a Deus de ser ateu, faço conta de ir á procissão! Sim é dia feriado no Marmanjal! É o dia da Senhora da Mimosa!
Apareçam por lá!

Zé Mirra