domingo, 3 de maio de 2009

2ª CORRIDA DE BURROS


Foi espectacular como dizia o filho do Galochas.
Atão na é que a segunda corrida que os catraios aqueles que valem nada, (para alguns) organizaram correu outra vez bem e até foi um sucesso.
Bem, eu não participei, pois não sou dado a velocidades estonteantes, mas não podia deixar de ir assistir a esta corrida de burros.
Logo de manhã lá fui eu uma vez mais espreitar como estava a coisa organizada. Fiquei espantado, pelo aprumo e a organização dos catraios, todos fardados de igual com cor verde (de esperança).
Quando cheguei passavam 20 minutos das oito e vinte, já por lá se encontravam para aí uma catrefada de participantes, e não acabavam de chegar de todos os lados do país.
À partida eram para aí uns tantos e tais, contados por mim! Passavam 20 minutos das 10 menos dez quando os burros arrancaram com toda a velocidade, montados pelos seus donos. Muitos deles estavam todos equipados e preparados para as dificuldades do terreno, alguns as ferraduras eram especiais!
Depois de todos terem arrancado e seguido o percurso por entre montes, chaparros, lá chegaram ao burródromo que os próprios catraios novamente construíram.
Bem, a parte melhor e mais hilariante da corrida foi aqui no burródromo, onde algumas pilecas se foram abaixo das canetas e outras se recusaram a fazer o percurso, deixando os seus montadores apeados, e outros burros que se estatelaram no chão caindo eles e o próprio animal!
Entretanto, comia-se e bebia-se à pala dos catraios e até aqueles que põem em causa a competência desta malta e que até nem os conhecem de lado nenhum, por lá apareceu sem ser convidada para encher a pança, e até aqueles que estão tão habituados ás comezainas se confundiram como sendo mais uma das realizadas por eles e também se banquetearam, enchendo o odre de tinto e cerveja. Até os confrades da Confraria das Merendas do Marmanjal aparecerem para marfar mais uma e aproveitaram para divulgar a sua confraria, deixando ficar a ideia pelo ar e pelo chão, que quem está com eles merenda, quem não está fica-se pelo odor!
Acabaram por dar a mão à palmatória e elogiaram a catraiada, ficando com inveja da capacidade deles, embora não o demonstrem, pois a sua hipocrisia não o permite.
Eu digo (sem fingimentos) Parabéns malta!
Este ano mais uma vez não sei qual o burro que ganhou !..mas que havia por lá muitos a merecer prémio havia!


Zé Mirra

5 comentários:

Anônimo disse...

Ó Zé Mirra esta coincidencia de datas de corridas e de factos com elas relacionados é deveras surpreendente, sabe aqui na minha aldeia foi um PASSEIO TODO O TERRENO de gipes e motos, aì era de BURROS. Interessante deve ser a corrida da sua aldeia, pois com burros é capaz de ser mais espectacular.

jorge lemos

Anônimo disse...

Compadre Mirra:

Se pega a moda da corrida de burros, a próxima será na Rua de S. Bento.

Anônimo disse...

Compadre Mirra:

Se pega a moda das corridas de burros, a próxima será na Rua de S. Bento. Também não haverá autarquia que não tenha autarcas a participar.
Seremos os primeiros (até que enfim!) na Europa e teremos os burros mais rápidos.
Um abraço
Rufino Fino Filho

Zé Carlos disse...

Foi pena o meu jerico ter metido baixa, pelo que não pude participar.

Mas para o ano que vem,lá estarei!

Anônimo disse...

Aconselho a ler a estória do velho, da criança e do burro!