terça-feira, 20 de maio de 2008

O PITROL TÁ CARO!

Não há dia, hora ou minuto que não nos façam lembrar que os combustíveis estão caros e a subir de preço constantemente!
Ontem à primeira hora da tarde ao chegar, ao meu estabelecimento, dei de caras com um cliente à porta fora do normal, ou melhor era a primeira vez na minha vida de barbeiro que tinha à minha espera um possível cliente de 4 patas!
Bem, devo dizer que alguns que já se sentaram na minha modesta cadeira, não fariam inveja ao dito cliente, e até seria um insulto para a espécie, coloca-los no mesmo nível de inteligência deste animal de quatro patas andantes.
E a que animal eu me refiro?
Esse mesmo um jumento (burro). Alguém deixara a pileca preso á velha maçaneta da porta da barbearia, possivelmente enquanto foi beber um copo à tasca .
Bem, como não sabia quem era o dono do asno, supus que estaria na tasca do Marreco.
Ao entrar no referido estabelecimento para perguntar pelo dono do animal, logo dei de caras com o compadre Zeferino Poejo, que logo me pediu desculpa pelo abuso de ter “estacionado” o burro à frente da minha porta.
- Não há problema… ma ouça lá oh compadre Zeferino…. então veio do Pulo da Formiga até ao Marmanjal de burro!... e o seu papa reformas… pifou?
- Na senhor na pifou … o pitrol é que tá caro… e olhe o mê burro apesar de já estar na reforma ainda vai ter que me cargar por mais uns tempos! E até lhe digo mais, fica mais em conta manter o meu burro a pão de ló, e até lhe digo mais nem que fosse a pasteis de nata, do que a meu Axiam400 a pitrol!
Com esta conversa veio-me à memória, que quando era moço, ter visto uma foto num jornal de um “carro” que alguém inventou lá na terra dos meus avôs, em que o motor da viatura era um cavalo!
Sim, um Auto-Hipo, como foi denominado pelo seu inventor na altura.
Esta original viatura com tracção ás 4, o único combustível que consumia era palha, sim palha no seu estado mais puro.
Penso que este meu compadre Zeferino Poejo, tem razão, ao preço que está o pitrol, ainda algum engenheiro formado na Independente se vai lembrar de construir uma “máquina” semelhante e dizer que o invento é dele!
Para que isso não aconteça aqui vão as imagens do invento, que encontrei no meu baú das recordações!



Talvez com uma linhas mais modernas e aerodinâmicas, este projecto tenha patas para andar!
Com um sistema de propulsão deste tipo, são só vantagens, não só económicas com ecológicas, e penso que não é preciso enumerá-las!


Zé Mirra

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo, e companheiro blogueiro, se poderia dar mais permenores sobre este historico invento?
Achei interessante.