sábado, 24 de maio de 2008

FORUM DO MARMANJAL?!


Acabei agora mesmo de ficar apreensivo!

Sim, apreensivo, enquanto cortava o cabelo ao presidente maior do ajuntamento, fiquei a saber e segundo ele me disse e em primeira mão, que o Belmiro Marceeiro, vai abrir um estabelecimento aqui no Reguengo do Marmanjal.

Isto não tinha nada de mais, e possivelmente até será muito bom para algumas pessoas cá da terra. Mas… e acreditando naquilo que ele diz, que se vai lá vender de tudo, mas mesmo de tudo, acho que não vai ser nada bom para os comerciantes locais!
A tia Rita Vendeira pode fechar a mercearia; o Toino Marreco pode fechar a tasca; o Júlio Xabregas das miudezas idem; o Santinho das Telefonias, vai deixar de vender rádios e frigoríficos ; o Manuel Sardinheiro, que nos traz a sardinha e carapau fresco, tem os dias contados; o Quim Padeiro escusa de cá passar com a carrinha do pão; etc…

Para mim, vai ser uma desgraça para os comerciantes cá da terra, ai vai vai!.

Mas o que mais me espanta, é que o nosso presidente, diz que este investimento é muito importante, e uma mais valia para a terra, e que é bom para os consumidores, e até vai fazer com que os outros comerciantes baixem os preços! Mas como é que ele pode estar preocupado com os preços se nunca o vi por cá a fazer compras! Nem nunca vi niguém reclamar o preço do carapau, ou do café a 0,40€ na tasca do Marreco! Já estou mesmo a ver o Zeca Rumela, e o meu compadre Carrapeta irem beber meioquartilho lá no novo estabelecimento, e por 0,30 cêntimos o copo!

E eu!?
Bem eu acho que tenho que seguir o exemplo do meu primo que vive e está estabelecido em Beja e que tem as vistas largas! Vou ter que fazer obras, mas grandes obras, assim como oferecer outros serviços à clientela, ou então o melhor é fechar a porta.
Sim, não me espanta nada que o Belmiro, além de vender toda a tralha, não monte por lá num canto qualquer uma coiffure, à moda de la França, e assim tipo como se vê nos Foruns, e com moçoilas!
Fiquei apreensivo!

Zé Mirra

terça-feira, 20 de maio de 2008

O PITROL TÁ CARO!

Não há dia, hora ou minuto que não nos façam lembrar que os combustíveis estão caros e a subir de preço constantemente!
Ontem à primeira hora da tarde ao chegar, ao meu estabelecimento, dei de caras com um cliente à porta fora do normal, ou melhor era a primeira vez na minha vida de barbeiro que tinha à minha espera um possível cliente de 4 patas!
Bem, devo dizer que alguns que já se sentaram na minha modesta cadeira, não fariam inveja ao dito cliente, e até seria um insulto para a espécie, coloca-los no mesmo nível de inteligência deste animal de quatro patas andantes.
E a que animal eu me refiro?
Esse mesmo um jumento (burro). Alguém deixara a pileca preso á velha maçaneta da porta da barbearia, possivelmente enquanto foi beber um copo à tasca .
Bem, como não sabia quem era o dono do asno, supus que estaria na tasca do Marreco.
Ao entrar no referido estabelecimento para perguntar pelo dono do animal, logo dei de caras com o compadre Zeferino Poejo, que logo me pediu desculpa pelo abuso de ter “estacionado” o burro à frente da minha porta.
- Não há problema… ma ouça lá oh compadre Zeferino…. então veio do Pulo da Formiga até ao Marmanjal de burro!... e o seu papa reformas… pifou?
- Na senhor na pifou … o pitrol é que tá caro… e olhe o mê burro apesar de já estar na reforma ainda vai ter que me cargar por mais uns tempos! E até lhe digo mais, fica mais em conta manter o meu burro a pão de ló, e até lhe digo mais nem que fosse a pasteis de nata, do que a meu Axiam400 a pitrol!
Com esta conversa veio-me à memória, que quando era moço, ter visto uma foto num jornal de um “carro” que alguém inventou lá na terra dos meus avôs, em que o motor da viatura era um cavalo!
Sim, um Auto-Hipo, como foi denominado pelo seu inventor na altura.
Esta original viatura com tracção ás 4, o único combustível que consumia era palha, sim palha no seu estado mais puro.
Penso que este meu compadre Zeferino Poejo, tem razão, ao preço que está o pitrol, ainda algum engenheiro formado na Independente se vai lembrar de construir uma “máquina” semelhante e dizer que o invento é dele!
Para que isso não aconteça aqui vão as imagens do invento, que encontrei no meu baú das recordações!



Talvez com uma linhas mais modernas e aerodinâmicas, este projecto tenha patas para andar!
Com um sistema de propulsão deste tipo, são só vantagens, não só económicas com ecológicas, e penso que não é preciso enumerá-las!


Zé Mirra

segunda-feira, 5 de maio de 2008

TRILHOS DO CAMÕES



Hoje estou cansado!
Ou melhor estou com uma dor de pernas do caraças, que tomara eu que não apareça por cá nenhum cliente.
E porquê? Perguntam vocemessês… e muito bem!
Foi do passeio pedestre ou caminhada ou que vocês lhe quiserem chamar, que me “obrigaram” a fazer ontem!
Pois não é me convenceram e ir dar uma volta caminhando…a pé! por aí entre os chaparros, sobreiros e silvados!
Mas, não fui sozinho, não senhor! Fui com os meus compadres, Pingarelha , Carrapato e Piçarreta.
Mas vamos lá explicar bem a coisa:
Andaram por aí uns senhores lá da capital, (deviam ser ingenheros) a pintar umas bandeirinhas e umas setas e coisa e tal, nos chaparros e nas pedras aí pelos caminhos.
E agora dizem que aquilo marca um trilho, portanto os caminhos foram transformados em trilhos lá por esses ingenheros!
O que esta gente lá da capital sabe fazer!
Mas para mim não passam dos mesmos caminhos, que sempre existiram e sempre conheci desde moço. É pena que o sr. presidente da junta não se tenha lembrado de os alimpar, e só agora porque os tais ingenheros dizem que aquilo não é um caminho mas um trilho é que os mandou alimpar!
Mas os caminhos sempre lá estiveram, não foi agora que essa gente os descobriram.
Mas uma coisa que me intriga é porem um nome a estes caminhos. Sim puseram-lhe o nome de: Trilhos do Camões! Mas, será que este também andou por aqui! Foi aqui que perdeu o olho! Não... não acredito, pois sendo ele um poeta teria deixado por aqui seu genes ou descendentes, e nestes anos todos já teria aparecido alguém com dotes de poeta! Pelo que se consta não há por aqui ninguém com essas virtudes! Antes pelo contrário se aparece por aqui alguém armado em poeta ou escritor, é logo apelidado de maluquinho e de todos os nomes imaginários e até excomungado da comunidade.
Mas, diz o nosso presidente que é uma grande obra que fizeram no Pulo da Formiga!
Como que pintando bandeirinhas nos chaparros seja obra!
Bem, mas isto são desabafos de um barbeiro taralhouco. O mais importante foi que me convenceram a dar corda aos sapatos e lá fui eu "inaugurar" os caminhos que tantas vezes já percorri.
Eu, e os meus compadres, cada com a sua botelha espanhola no pescoço à tira colo, eu por acaso levava um refresco de água com aguadente e açucar, mas os meu compadres levaram tinto de Borba.
Foi cansativo e quando chegamos ao final, devo confessar que estava com a larica, e cansado e digo mais, se não tivesse levado o tal referescozito, não sei se chegaria ao fim.
Mas, o melhor ainda estava para vir, aliás até já tínhamos comentado entre nós… como é que o Xico, deixava passar esta festa, (sim que para alguns foi uma festa) e com tanta gente de fora, sem haver o respectivo petisco no final!
Não,... o nosso Xico não deixa os seus crédito por mãos alheias, e eis que lá estava ele (o petisco) à nossa espera!

Foi encher o odre até não poder mais.

Mas, hoje estou aqui que nem posso, com os pés todos “trilhados”.

Zé Mirra