domingo, 12 de julho de 2009

EPISTOLA, AOS MARMANJENSES!






Esta é uma carta que um certo marmanjo gostaria de escrever (ou será que escreveu mesmo) e que eu li (ou sonhei que li) a todos os marmanjenses do Marmanjal .


“…Naqueles dias em que ele andava nas nuvens num airbus A320 a caminho das Américas escreveu:


.... Meus, queridos conterrâneos, o peso da consciência que neste momento carrego (nem sei como o avião levantou voo), levou-me a epistolar a todos vós meus súbditos. Sei muito bem que tenho usado e abusado da generosidade e do vosso voto, assim como do vosso dízimo, e em troca nada vos dei (pelo menos a uma imensa maioria) porquanto tem esta epistola como objectivo pedir as minhas desculpas assim como e também justificar os meus actos e alertar-vos para a caldeirada que vos preparo(am)! Eu no fundo, mas mesmo lá no fundo, nas entranhas do meu ser, mesmo lá no meu íntimo, na verdade é que... eu nunca quis ser o Confrade Mor da Confraria das Merendas do Marmanjal (CMM).

Como vocês todos sabeis desde de pequenino em que ajudava o senhor prior á missa já eu sonhava um dia ser padre e pertencer ao clero (hoje possivelmente até já seria bispo), mas por vários motivos acabei por não o ser, embora tenha feito os votos de celibato. Não o sendo (mas o aparente) pensei que a melhor maneira de vir a ter a visibilidade a projecção e o respeito que um padre tem numa comunidade como a do Marmanjal, era um dia vir a ser o Confrade Mor da Confraria!

Usando todas as técnicas da hipocrisia e da manhosice politica lá consegui chegar à cadeira do poder da Confraria das Merendas cá da terra. Ao conseguir este importante cargo, e para surpresa minha eram muitos os que me obsequiavam com mimos dignos de um bispo que a qualquer abade faria inveja! Foram muitas as cerimónias a que eu presidi, assim com muitos os casamentos e baptizados, festas de aniversário e outras para celebrar tudo, não sei o quê, e até nada! Mas eu lá estava sempre presente umas vezes a representar a CMM e outras a minha pessoa, mas sempre com o dever de missão, pronto e sempre com mesmo apetite para gula! Fossem quatro ou cinco lanches seguido de dois ou três jantares… eu lá estava! E desempenhava bem o meu papel de prior, comendo sempre como um abade!

Assim, e com a minha impudência e com as minhas palavras doutas, fui-me aproveitando da vossa ingenuidade e simplicidade, usei-vos para assim alimentar o meu ego, sentindo-me idolatrado.Esta minha presunção que durou anos provocou em mim cansaço, sentindo-me hoje sem forças para continuar (assim como farto de chouriças, petiscos e cabidelas).

No entanto esta minha maneira de ser egocêntrica fez com que os meus fieis companheiros de sempre se afastassem de mim, ficando á minha volta uns tantos que se identificam comigo e que têm os mesmos tiques totalitários , egocêntricos e prepotentes. E são estes mesmos que hoje me empurram para que eu volte a utilizar a minhas mesmas técnicas de persuasão e o meu possível prestigio, para assim voltar a ganhar o cargo de Confrade Mor e assim também eles terem o poder nos cargos como meus imediatos.
Mas confesso… sinto-me cansado, só e abandonado, e o que hoje quero é viajar… viajar pelos quatro cantos do mundo e no final fazer um recolhimento, perdir-Lhe perdão pelos pecados mortais por mim cometidos e quiçá até talvez um dia ainda realizar o meu sonho de menino!

Previnam-se e não vos deixais iludir pelo togado, nem pelo soldadinho de chumbo sem farda, assim como pela menina do papá que apenas anseia alimentar o orgulho do progenitor, assim como a sua própria futilidade com o protagonismo que pensa poder vir a ter se eu ganhar novamente esta eleição de Confrade Mor.

Rezo ao meu Deus e Senhor para que a vossa cruz não seja feita no símbolo que eu represento, e que a luz da sabedoria vos ilumine no próximo sufrágio, porque se me castigardes com a reeleição, quero dizer-vos desde já que não carregarei a cruz ao calvário, e a passarei de imediato aquele que está imediatamente atrás de mim!

Por isso felizes daqueles que com a sua sabedoria e perspicácia sabem que quando eu falo de “…um bando de aventureiros muitas vezes sem escrúpulos, que apenas pretendem alcançar as rédeas do poder local por promoção pessoal e social, por vaidade, por penacho e para satisfazerem algumas clientelas pessoais e políticas”… me refiro especificamente, a todos aqueles que me “empurram” e acompanham nesta aventura, e que espero e rezo para que todos vós, sábio povo, lhes deis o sabor amargo da derrota que eu já em tempos saboreei, e que a nossa Confraria e o nosso querido Marmajal tenha futuro!...”

Assim seja.

15 comentários:

Anônimo disse...

Bem haja.

Mais ume zooimi, não é que vi hoje que no marmanjal também têm presidente, la estava " Temos presidente", eu não sabia e pior, na tinha dado conta!.

Pois disse...

Chiça!!!!!

Manolo Acebedo disse...

Ora viva lá o compadre Zé!
Há muito tempo que na lhe escrevia umas letritas e já andava com saudades ...
Calhou agora, porque eu estive ontem à noite na festa do mê primo no Pulo da Formiga e na o vi por lá, compadre! Qué que se passa?
É certo que como estava lá muita gente, posso na ter-me apercebido da sua presença, mas desconfio que o compadre Zé ainda é daqueles acagaçados que ainda na sairam da toca ... Ou atão anda a jogar nos dois tabulêros, para ver em que param as modas. Se assim é, acho que está na altura de se decidir, pois, por aquilo que por lá vi, os ventos da mudança não estão a soprar forte só na Confraria do Reguengo do Marmanjal. Parece-me que no Pulo, a coisa está tremida para ambos (os dois...) lados.
O mê primo disse-me que, se calhar, ainda vamos lá fazer outra festa. Se assim for, faço questão de lá beber um copito consigo.
Pronto,compadre. Para já, fico-me por aqui.
Cumprimentos á "sua" e um grande abraço.

Manolo.

Manolo Acebedo disse...

Estive aqui a matutar depois do que lhe escrevi e esqueci-me da hipótese do compadre na ter ido à festa com receio que estivesse um letreiro no largo a dizer: "ANTRÁDA PROIBIDA" ...
Será?
Até à vista, compadre e um abraço.

Manolo

Mirra...Zé Mirra...Eu Mesmo! disse...

Pois é compadre Manolo, vontedi de a ir até tinha... e muita! E olhe que até me alembrei de si! Pois... ai se eu tivesse o seu paiol!
Quanto ao seu primo... o rapaz é danado, dizem por aqui que deixou por cá alguém com os "abanos" a arder!

Zé Carlos disse...

Vejo por aqui muitas semelhanças com a minha telrra!

Zé Carlos disse...

Ai o catrino!

danadinho disse...

Tomei a liberdade de fazer umLink no meu Blog. Espectacular!

Mirra...Zé Mirra...Eu Mesmo! disse...

Danadinho, sente-se e sirva-se à vontade equanto espera da escrita que tenho sobre a "mesa".
A Barbearia é dos meus "clientes", e quero dizer-lhe desde já que também sou seu "cliente", não da clinica, mas do seu "danado" blog!

Um abraço!

Manolo disse...

Compadre Zé:
Tou farto de vir à barbearia e o compadre nunca mais põe fim à epístola.
Com tantos cabelos e rabos de palha a pedir umas tesouradas e o mê amigo nem copula nem sai de cima, porra!
Vamos lá a bulir, senatão perde a freguesia toda, home!
Um grande abraço.

BlackBird disse...

Andas ca preguiça!

Anônimo disse...

Não bastava um afinal é o presidente e o vice que são arguidos
"Sobral Abrantes diz ser sócio gerente de empresa com investimentos em Mangualde.
Mas não diz que também tem investimentos no Brasil. Será por que lá é réu em vários processos nos tribunais?
Com julgamentos marcados para o dia 10 de Setembro de 2009?
Basta procurar na net pelo nome de tal candidato.
Vergonha!!!"

Anônimo disse...

afinal presidente e candidato a vice são arguidos:
"Sobral Abrantes diz ser sócio gerente de empresa com investimentos em Mangualde.
Mas não diz que também tem investimentos no Brasil. Será por que lá é réu em vários processos nos tribunais?
Com julgamentos marcados para o dia 10 de Setembro de 2009?
Basta procurar na net pelo nome de tal candidato.
Vergonha!!!"

Anônimo disse...

http://www4.tjce.jus.br/sproc2/paginas/ResConProc01.asp?TXT_PARAM1=2009.0010.1228-7&TXT_PARAM2=&CMB_NUMMOV=&TXT_SOURCE=ResConProcNum&CHK_PARTE=

Anônimo disse...

http://omocho.info/mocho3/?p=573
a última vergonha da autarquia