quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A(S) CARPIDEIRA(S)!




Com esta treta da gripe A, o Zé da farmácia não há dia que não me azucrine o juízo com os cuidados que devo ter no meu estabelecimento. Ele diz que tenho que ter aqui á mão de semear um desinfectante, mais umas mascaras e outras tretas quais queres. Eu nem, sequer lhe dei importância, aliás cá para nós…eu até pensei que ele queira era fazer negócio! Sim porque como diz o meu compadre Rufino, também eu estava convencido que esta da gripe H1N1 era uma coisa inventada pelos farmacêuticos para aumentarem as vendas. Mas o Zé insistia e dizia-me que a arte de barbeiro acarreta riscos, ademais (disse ele) como há contacto directo com as pessoas, todo o cuidado é pouco! Chegou mesmo a dizer-me que tenho uma profissão de alto risco! Eu ainda contrapus que mais risco correm os políticos como o Paulinho das Feiras e o Sócrates, visto que andam aí de terra em terra a beijar velhas e novas!
A verdade é que eu não tenho dado importância que outros têm dado a esta gripe, para mim era mais uma que usando a velha receita do meu tetravô do “abafa-te, abifa-te e avinha-te” passaria como me têm passado nos anos anteriores!

Mas, desde que soube que a Carminda (a prima do meu compadre Rufino) já a apanhou e até teve que ser hospitalizada, confesso que levei o assunto mais a sério!

Assim hoje fechei o meu estamine uma hora mais cedo para passar lá pela farmácia, para comprar as coisas que o Zé da farmácia me tinha falado!

Abeirei-me da porta e esperei que ela abrisse, sim que a farmácia cá do Pulo, é toda moderna e até tem portas de vidro que abrem automaticamente!

Entrei, e abeiro-me do balcão á espera de ser antendido. Pelo canto do olho, reparo num vulto feminino vestida de negro cabisbaixa e a fungar, ao lado com ar de gozo e dando palmadinhas na costas do dito vulto, estava a tia Maria Carrapeta….! Afirmei-me melhor para ver quem era a carpideira… e consegui identificar que era ela…era a mulher do Torroguito!
De repente, pensei …”olha queres tu ver que esta também apanhou a gripe”!
Disfarçadamente cheguei-me mais para a ponta esquerda do balcão virando-lhe as costas, para assim manter uma distância de segurança, não fosse eu também apanhar o vírus mais famoso do momento!
Entretanto ouço a porta a abrir, olho ao viés e vejo a carpideira a sair a grande velocidade, dissipando-se-me assim a ideia pré concebida na minha cabeça em relação ao estado físico dela!
- Olha... afinal tá mais rija que um pêro!!! (disse eu)....mas oh ti Maria afinal o que é primeira dama tem… na está com a gripe!
- Ca gripe… tá lá agora ca gripe!.. é por causa do Galochas!

- Do Galochas… mas o que é que o Galochas tem a ver com a choramingueira dela!
- Sabes… teve a pedir-me o voto!... diz que se o homem dela, perde o “emprego” têm a vida desgraçada… coitada!
(disse ela em tom de gozação), olha tem andado por aí de porta em porta neste pranto!
- Ahhh… se perder o emprego tem a vida desgraçada… mas já na está!... e atão e vocemessê vai votar nele?
- Noutros tempos já votei… mas ouve lá tu… o voto na é secreto…(diz ela piscando-me o olho)!


- É..é!... claro que é!

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho piada à fotografia, aliás bem consguida, é que entre as velhas carpideiras saudosistas está uma criancinha, que representa o FUTURO!

Anônimo disse...

Terá mesmo dito " se ele não ganhar as eleições de que vamos viver?? "

Anônimo disse...

è simples trabalhem