segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A MINHA COMEMORAÇÃO!


Hoje estou mal, muito mal, além de um pouco rouco estou com uma dor nas costelas que só eu é que sei ... sim...tão mal que não abri a barbearia!
As dores são tantas no tabuado que acabei por passar pela farmácia do Zé. Ele ao ver-me tão almariado, disse logo!
-Também é Guronsan!
-Guroquê!...são é dores do camano!
-Ah... atão na tá ca azia!!

-Azia qual azia!... quero é qualquer coisa que tire as dores ás minhas costelas,…. se calhar um emplastro!
-Na me diga que caíu…abaixo da motoreta?!

- Não… na caí!...foi o meu compadre Maneli…aquele comuna do catano!
E prontos lá acabei por lhe contar a história toda.
- “Ontem, já passavam, para aí uns quarenta minutos das sete e meia, e quando eu soube o resultado das votações daqui do Pulo e do Marmanjal, o compadre Xico Balelas foi lá a casa todo entusiasmado e convenceu-me a ir com ele até ao Marmanjal para comomerar a vitória! Lá fui com ele no seu Axiam!...Eu mais para comemorar a derrota dos outros!
A festa tava animada....por lá ainda me cruzei com o Torroguito Junior, com trombas de elefante africano, acompanhado pelo tougado com trombas de elefante indiano. Eu, confesso que me ri dos dois!... Sim... fui muito mauzinho, não nos devemos rir da desgraça alheia! Pequei, …eu sei, mas como sou ateu, não há problema!(justifiquei eu porque pela cara que o Zé fez, deu a entender que não gostou da minha honestidade)
Estava eu de bandeirola na mão, quando ás páginas tantas, vejo o meu o compadre Manel com cara de desvairado, a vir na minha direcção de abraços bem abertos,… nem deu tempo de dizer o que quer que fosse, só sei que me deu um aperto tão grande no costelado que até senti a 5ª costela a ranger ao mesmo tempo que a flutuante me tocava no rim do lado esquerdo!
Ainda hoje estou para saber aonde o meio quilo de gente foi arranjar aquela força herculana!... Resumindo... deixou-me a ganir!.. Sim a dor foi tão forte que acho que a 7º costela deu de si!...
O Xico Balelas, ao ver a minha cara de dor embrulhado naqueles braços "enormes", fez cara de aflição e desviou-se para o lado não fosse a "besta" agarrar-se também a ele!...até deu para perceber o o que estava pensando…."coitado do Mirra, de certeza que vai ficar asfixiado ás mãos deste Comuna Branco"!... E se o pensou, logo mo disse”!....

...portanto arranja-me aí qualquer coisa para ver se isto passa... se não terei que ir ao indireta!
- Então não quer antes uma pomada…para esfregar!(
receitou ele)
-Entranto entra a minha.
-Ai estás aqui...logo vi... pois elas não matam mas amolentam! È bem feta …bem sabes que na podes beberi... a tua figadera na eguenta!
O Zé olhou-me com ar de desconfiado, pensando lá para ele.... este Mirra é um malandro... emborraxou-se e levou com o rolo da massa da tia Maria no costelado... agora desculpa-se e inventa esta história... e o Manel Comuna é que fica cas culpas... bem podia ter arranjado outro com mais caparro!
-Deixa-me cá... que eu é que sei! (respondi eu à minha)
-Amanhã já tás fino!(diz a minha)
-Sim isso passa.... nem precisa de pomada...nem do Goronsan! (diz o farmacêutico)
E acabei por saír, sem pomada e sem emplastro, com as mãos “coladas” no meu lado direito das costas,... pois foi o lado que mais sofreu!.... e o Gurosan, mas isso na é prá azia!(pensei eu)
-Voltei atrás e perguntei ao Zé:
-Oh Zé... diz-me lá mas tens vendido muito Guronsan?!
-Ás paletes.... sabe anda para aí muita azia... mas o Xanax …esse também se tem vendido bem, até vou reforçar o stock, nunca se sade se daqui a 15 dias na se vai vender ainda mais!
-Pois... acredito!

Entretanto ouço um carro a parar junto à farmácia… era o Torroguito!... vinha aviar-se!
Digo eu!...

3 comentários:

Anônimo disse...

O XANAX traz cada caixa 60 compriomidos, o torroguito anda a consumir uma por dia, o homem n~ºao aguenta até aop dia 11, até já tou com pena dele.
Hoje o prato na maioria das casas foi feijoada com tanta tromba de porco nem podia ser outra coisa, tem de se aproveitar o que há.

Pedra Dura

Manolo disse...

Camarada e compadre Zé:
Francamente, nunca pensei que o compadre fosse assim um vidrinho tão frágil ... Devia trazer um letreiro ao peito a dizer: "Não me toques, que me partes o costelado".
Também não gostei dessa de me chamar meio quilo. Olhe que, como as suas costelas já sabem, os homens não se medem aos palmos (é aos centímetros ...)
Daqui a 12 dias, se fosse a si, ou não vinha ao Marmanjal "naquela" noite, ou trazia um colete de protecção ...
Um grande abraço.

Mirra...Zé Mirra...Eu Mesmo! disse...

Camarada Manolo
Nesse dia terei todo o prazer de lhe "oferecer" os ossos, e as mazelas resultantes do seu e meu abraço não serão decerto comparaveis ao sofrimento que hoje sinto resultante desta asfixia que aqui existe nestas terras governadas por uns certos maramanjos!
Por isso não me importarei de andar 15 dias cheio de emplastros, ou besuntado de pomadas, aliás outros haverá, que com a ingestão de tantos sapos, não hverá goronsan que lhes valha! No entanto terão o xanax, que nesta altura já se vende muito bem por aqui!