quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O CURRICULO VITAI



Devo confessar que este meu modesto negocio de cortar barbas e cabelo por aqui no Marmanjal, vai de mal a pior! Não sei se estão recordados aqui a atrasado em ter escrito aqui neste no meu blogue, que a filha do Xilrrinho emigrada nas Suiças, estava em vias de regressar e abrir um estabelecimento de cabeleireiro para os dois sexos. Pois a moçoila, acabou mesmo por vir e consumou o acto! Pois abriu… abriu e já estou a senti-lo. Pelo menos a clientela baixou drasticamente. Ao fim do dia depois de pagar, os tintos na taberna do Quebra Bilhas, e comprar o macito do SG Gigante, pouco me sobra para “depositar” na carteira da minha.
A quem mais preocupa esta súbita quebra no negócio até nem é a mim, assim sobra-me mais tempo para fazer outras coisas, como por exemplo escrever, beber uns tintos e comer umas alcagoitas com os meus compadres. Mas a minha Maria é que já nem dorme e passa as noites a rezar a todos os santinhos, para que o meu negócio arribe.
Todo este meu desabafo, para contar a surpresa que a minha ontem me fez, quando regressei a casa depois de mais um dia de pouco trabalho.
Atão não é que estava à minha espera à porta de casa! Toda sorridente e feliz e solta, que até parecia mais nova uma meia dúzia de anos!
Arrumo a minha Famel Zundap74 no barracão, pois quando o tempo está bom e de sol, desloco-me na motocicleta, o Axiam400, é mais para levar a minha aos domingos à missa, ou quando está de chuva!
Depois de ter feito festas ao meu canito que está preso, entro em casa pela porta das traseiras, e para meu espanto encontro já a minha sentada na mesa da cozinha, com este meu computador portátil, (que comprei na loja do Inginheiro Pavão) à frente dela! Mas estava desligado! Sim, que pegar nele o pô-lo em cima da mesa já foi um grande feito, pois para ela não passa de uma máquina do demónio e das poucas vergonhas!
Mas o que se passou para lhe ter pegado!
Não me deu tempo para pensar e disse com toda a convicção apontando para o meu computador!
- Manel quero que me tires daqui o curriculo vitai!
- ahhh… mas!
- Disseram-me que isso se tira aqui no computador!... Anda lá não fiques aí especado, e fecha a boca que ainda entra mosca!
- Disseram-te,… mas para que é que tu queres o curriculo!?
- Para apresentar num sitio!
- Mas que sitio!...
( disse eu desconfiado)
- Vou trabalhar para a mercearia que vai abrir no Marmanjal!
- Mas… Maria… tu nunca trabalhas-te!
- Algum dia tinha que ser… não és tu que dizes que o teu negócio vai de mal a pior!.. Qualquer dia nem para o pão ganhas… por isso decidi… vou trabalhar!
- Mas Maria, já viste a tua idade, vais a caminho dos sessenta! Quem é que te vai dar emprego!
- O Juan,… o noviço, disse que me mete lá na marcearia do Belmiro! Já me lá fui inscrever!
- Belmiro… mas que Belmiro… e já te foste inscrever?!
- O Belmiro Merceeiro! ... parece que ainda é parente do noviço! Disseram-me que é preciso o currículo vitai! Perguntei o que era isso e onde se tirava, e disseram-me para o tirar num computador! Portanto como não sei lidar com esta máquina dos infernos… tiras-mo tu!
- Não estarás confiante de mais!
- Mas oh Manel… tenho uma boa cunha! Temos é que depois deitar nele!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Mirra:

Com uma Maria esperta como a sua, não sei se o meu amigo não vai ter problemas. Vá trabalhar para a miúda que veio da Suiça e controle a garota, ou a sua Maria, com a vontade que está, arma-se em empresária e foge-lhe ao controlo. Com 60 anos e muita folga, ainda algum se mete ao caminho. Já pensou no Bernardo?

Abraço
Rufino

Mirra...Zé Mirra...Eu Mesmo! disse...

Caro Rufino:
Pois, eu que até na me importava de trabalhar com a moça, e até ser seu sócio, só que a minha Maria que apenas vai a caminho do sessenta (mas ainda faltam mais que alguns para lá chegar), jamais iria aceitar esta minha "união", e era o bastante para me por as malas à porta!
Quanto ao Bernardo! Quem é esse? è o cão que a outra trouxe da Suiça!?
Deixou-me com a pulga atrás da orelha!!

Anônimo disse...

Caro Mirra:

Tás feito! A coisa vai ser complicada de se resolver.
A tua maria, se não lhe poes mão, vai trabalhar com a concorrência em vez de ir para a mercearia.
Abraço
Rufino