terça-feira, 7 de outubro de 2008

POR AMOR AO DESPORTIVO!


Sexta feira 18 horas e três quartos, barbearia arrumada, varrida e eu preparadinho para ir ao encontro dos meus compadres Serafim da Rosalina e do Zé Forcalhos, que aguardavam por mim na taberna do Quebra Bilhas para bebermos uns copos acompanhados por umas alcagoitas.
Mas, eis que quando me dirigia para a porta com o intuito de por ela sair e só voltar a abri-la depois de passado mais um fim-de-semana, sim porque o sábado para mim é dia do Senhor, e deve-se guardar, este dia, (neste aspecto consigo ser mais rigoroso que a minha Maria), reparo que na direcção da minha “loja” vinha o tesoureiro do Clube Desportivo do Marmanjal, com cara de poucos amigos a gesticular ao mesmo tempo que falava ao telemóvel!
Seguindo a indicação do auto colante (Empurre S.F.), empurra a porta, estaca segurando-a com a mão direita enquanto com a esquerda segura o telemóvel, e diz:
- Boa tarde!
- Boa tarde! (devolvi eu)
- Já fechas-te! ?
- Ora essa se tivesse fechado não estava cá dentro!

- Então ainda dá para me dares uma aparadela ao cabelo!
- Com certeza… sente-se na cadeira que é já a seguir!

Entretanto acabou a conversa com o seu interlocutor, com um “atão vá depois ligo-te”!
Para ser sincero, este cliente de ultima hora não veio na melhor hora, pelo menos eu ira chegar atrasado ao encontro com os meus compadres e ficando assim em desvantagem na quantidade de néctar engolido!
Por outro, anda aí um assunto a ser comentado sobre uma acta que nem acta nem desata que envolve o guito nosso querido clube, ora tinha assim uma boa oportunidade de tirar a coisa a limpo e na fonte!
Sentou-se na cadeira que lhe indiquei, enfiei-lhe a respectiva protecção pela cabeça e perguntei!
- Então é só aparar… como do costume!
- Sim!

Começo a empreitada de tesoura e pente na mão, e zás aparadela da direita aparadela da esquerda no cocuruto, e o meu paciente continuava mudo e calado com cara de chateado, até que ás tantas entrei com ele!
- Então, compadre parece que anda um pouco apoquentado!
- Bastante Manel… nem imaginas quanto!
- Por causa do nosso clube Desportivo!?
- Sim, por isso mesmo!
( confirmou ele)
- Por causa dos nós… numas actas, que não há maneira de os conseguirem desatar!
-Nós… sim nós que eles ataram e agora lixam-nos a nós que não temos culpa nenhuma das trapalhadas deles… mas não passam de desculpas de mau pagador … armaram estas confusões para nos sufocarem financeiramente! Agora desculpam-se com actas mal feitas e por assinar e coisa e tal!
- Mas ouça lá se é por causa dos nós que deram nas actas para abrirem os cordões á bolsa, deixe lá que tenho remédio para isso!
- Ai tens!!!
- Sim tenho,… digo-lhe já que de nós na percebo muito, nunca fui marinheiro, nem escuteiro, mas vou pedir á minha que reze à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, para que consigam abrir a bolsa!
Até lhe digo mais nem que eu tenha que dar uma esmola a esta Nossa Senhora,… e olhe que eu até nem sou crente! … e até mais vou pedir à minha que faça uma novena!
- Obrigado Manel, eu sei que tu és um verdadeiro Marmanjo... e dos verguios!
Fiquei todo orgulhoso de poder ajudar o meu clube da terra e já nem passei pelo Quebra Bilhas, assim que acabei o corte, montei na minha Zundapp Famel74 e acelarei direitinho ao Pulo, para ainda nesse dia a minha começar as rezas à Senhora Desatadora dos Nós!
Ao fim da novena decerto haverá milagre! (disse a minha).

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Mirra:

Lembra-se do benfiquista que construiu uma capela na Luz?
O que o club precisa é de tipos com pernas e não de rezas. De qualquer forma, se der resultado, avise-me, que a minha Académica está perto de Fátima e sempre promovo uma excursão.
Abraço
Rufino