terça-feira, 22 de julho de 2008

FRUTA, VINHOS e PETISCOS!



Alguns dos meus, velhos e amigos clientes deste meu modesto estabelecimento, à muito tempo que me andam para aqui a azucrinar o juízo para que no meu estabelecimento sejam oferecidos outros serviços!
Como por exemplo serviço de manicura com moçoilas para arranjar as unhas (nails), lavar as cabeças etc.
Tendo mesmo alguns sugerido nomes de possíveis colaboradoras para desempenhar esses serviços, como a Maria Bolacha ou até a filha mais nova da minha vizinha que é uma moça muito dada. Eu sempre hesitei, apesar de ser uma forma prestar outros serviços mais modernos e de poder até angariar uma clientela mais diversificada! Tenho hesitado, por causa da imagem desta barbearia, poderia vir a ter no meio onde está inserida. Estamos num meio rural, com uma cultura muito puritana e que vive muito das aparências do que, "parece mal" e do "fica-te bem". Possivelmente iria ser um falatório e arranjaria inimizades com as esposas dos meus clientes.

Já estou imaginar a cabeça careca do ti Manel Carriça, a ser lavada pela Maria Bolacha, que é uma moça toda jeitosa, nova e cheirosa, e entrar por aí adentro a tia Rosa Carriça e pregar dois estalos naquelas fuças gordas do ti Manel que entretanto cerrou os olhos com aquele ar de quem está a sonhar com a dita moça (sei lá bem o quê) e enquanto esta lhe esfrega aquela careca tipo Sto. António!

Actualmente não me arrependo e acredito que fiz bem em não ter seguido este conselho dos meus amigos clientes.
Não me arrependo porque, pelo que se consta por aí alguém da Confraria dos Merendeiros do Marmanjal, ousou publicar nuns panfletos de promoção da Confraria uma certa publicidade a umas comidas de fora á base de fruta e um pouco mais exóticas que é servida por aí numas tascas de vinhos e petiscos daqui do Marmajal! Portanto, comidas estas que não são da região e que poderá desencadear uma grande procura desta comida em detrimento da comida caseira e regional. Eis que caiu o Carmo e a Trindade! Os puritanos e os defensores dos bons costumes e da gostronomia caseirinha, vieram á praça aos gritos e vai daí tem sido do bom e do bonito! Eles, é comunicados é pedidos de desculpas, uns dizem que a culpa é de fulano, o fulano diz que é do sicrano....enfim !

Para mim não vejo mal nenhum que essas tascas de vinhos e petiscos sirvam uns petisquinhos, diferentes, assim o pessoal evita de ter que se deslocar para outros meios mais urbanos como por exemplo para Badajoz, para provar tais petiscos, sempre poupa no pitrol. Eu, penso que qualquer confraria gastronómica que se preze como o Confraria do Bródio daqui do Pulo da Formiga, ou a Confraria das Merendas do Marmanjal, têm o dever e o direito de divulgar outros tipos de petiscos mesmo que sejam á base de fruta, tanto aqueles que possam vir de fora da região, e até de países irmãos como o Brasil. E já agora quem não gosta de uma boa fruta!

Como apreciador de um bom petisco que sou, que não dispensa por nada umas migas de beldroegas, ou uns pezinhos de coentrada à moda de cá da terra, mas também confesso que para desenfastiar até não me importo de lambuzar de quando em vez com uma boa feijoada á brasileira, acompanhada por uma boa caipirinha, e como sobremesa uma goiaba ou uma carambola do nordeste do Brasil... porque não!

Meus amigos quem não gosta de uma boa guloseima (sem abusar)! Poucos serão os marmanjos do Marmanjal que não gostam! No entanto também há aqueles que possivelmente terão que fazer dieta pelo seu peso excessivo, ou outros que não gostam de petiscar este tipo de comida e prefiram outras comidas e criticam por criticar quem gosta e petisca! Mas o absurdo é que, não criticam a comida (porque possivelmente até já a provaram e gostaram), mas criticam quem ousa lembrar-nos que ela exista mesmo á nossa porta!
Isto tudo a propósito que tudo o que é novidade e moderno cá para a terra, é um Deus nos acuda, e cai O Carmo a Trindade e às vezes o São Pedro, que até já partiu o bordão de tantas vezes cair. Mesquinhices!
Mas eu para evitar chatices, por enquanto não, não vou por moças a fazer a nails aos meus clientes!
Ainda me mandavam cá a asae e fechavam-me a porta… outra vez...livra!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oh compadre, traga lá as gajas e você vai ver o negócio a prosperar.
Não tenha receio do disse que disse!

Anônimo disse...

Caro Mirra:

A minha vizinha, a Maria Bolacha, que você sugeriu como sendo uma boa manicure, tem outras habilidades que podem ser utilizadas junto dos seus clientes. No entanto, não sei se ela aceitaré mudar-se para o Alentejo. Beirã como é, irá faltar-lhe o ar puro da serra e não a vejo a ficar-se pelo tratamento das mãos dos seus clientes. Conhecendo-a como a conheço, passará rapidamente das mãos para outros apèndices. Não sei é se os seus clientes aguentarão o ritmo. De qualquer forma, o meu Black irá sentir a falta da Branca.
Boa sorte no negócio.
Rufino

Dis disse...

Atão compadri como vai indo o sê negocio?
Vou de férias para o sul quando voltar vou tentar passar por ai para um corte de cabelo.