domingo, 6 de julho de 2008

O MEU FUTURO FATO.



Hoje fui à prova!
Que é como quem diz fui provar a fatiota que estrearei no casamento do nosso querido menino, cá da terra!... o filho do compadre Francisco Torroguito.
Pois,… como já há muito tempo que não era convidado para uma boda de uma pessoa tão importante, a minha Maria do Amparo, obrigou-me a comprar um fato novo, já que desde não sei quando, que não me lembro, estreio uma nova fatiota.
O meu filho único mais novo, ainda insistiu e quase me obrigou a ir a Beja, comprar um já feito a uma dessas lojas de pronto a vestir e a levar. Mas eu não!.. nem pensar, enquanto o ti Justino Alfaiate for vivo e continuar com a profissão, será ele quem me talha o feitio das calças e os casacos!

Fico triste com a situação do meu amigo Justino Alfaiate, aqui à uns anos atrasado tinha tanto trabalho que era ele a talhar e a mulher e a filha a coser! Actualmente passa semanas que não tem obra para fazer. A filha casou e foi para as Suiças, a mulher, coitada está entravada numa cama!

Para o casamento do Torroguito júnior, tenho que ir apresentável já que com certeza vai estar tudo quanto é gente importante . Grande parte da Associação decerto estará presente, assim como o presidente escolhido, e possivelmente, também o preterido.
A este rapaz, pressagio-lhe um grande futuro como futuro presidente da Confraria do Bródio, ele nasceu talhado para o ser, e a sua preparação e treino afincado foi feito com esse objectivo. Não desfazendo, para mim também não há por aqui rapaz mais competente para o desempenho de tais funções, e dar seguimento ao trabalho desenvolvido pelo progenitor.
Se me perguntassem aqui à uns meses atrás se eu o via com bons olhos, eu diria sem hesitar…NÃO!
Mas hoje, e depois de ter ido a Beja ao doutor das vistas e que me receitou umas lunetas que nunca tiro, digo com sinceridade que fiquei a ver melhor, e a minha resposta seria sim,...vejo muito melhor!

Quanto, á boda propriamente dita não sei muito bem onde vai ser servida, se do lado de cá da fronteira ou do lado de lá.
Quanto á moça noiva, e futura esposa, é muito boa rapariga e filha de boa gente, e mal empregadinha para este rapaz! O de ser mal "empregadinha", é conversa da minha vizinha do lado, que não gosta nada do Xico e do filho, por causa de uns assuntos mal resolvidos entre eles! Também há a versão da minha comadre Constantina Pingarelha que diz que este rapaz prendado merecia melhor e a neta é que era boa para ele.
Portanto eu como não tenho filhas casadoiras, nem conheço a origem da moça, não dou o meu parecer.
Só espero é que a boda corra bem e seja farta, e não tenha que vir para casa com a barriga meio cheia, como aconteceu no último que fui.

Que sejam felizes e que tenham um autocarro de meninos, que é para ver se a escola da terra na fecha por falta de alunos!

Zé Mirra

Nenhum comentário: